Protel

O PROTEL é uma aplicação de gestão comercial de unidades hoteleiras. O front-office e o back-office serão geridos com facilidade e rapidez, podendo suportar até 9999 alojamentos. Possibilidade de ligação ao software RESTUS para uma gestão global da unidade hoteleira.

Mercados Alvo

O PROTEL destina-se à gestão comercial de todo o tipo de unidades hoteleira, como por exemplo:

·         Hotéis

·         Aparthotéis

·         Aldeamentos

·         Residenciais

Características

Adaptação a qualquer tipo de unidade hoteleira (Hotel, Aparthotel, Residencial, Albergaria, etc.).

Suporta até 9999 alojamentos.

Suporta até 99 postos ligado em rede.

Facilidade de utilização (user-friendly).

Parametrização do tipo de cobrança do alojamento: por pessoa, por alojamento ou misto.

Possibilidade de criar 8 departamentos (Aposentos, Food & Beverage, Telecomunicações, etc.) e 700 sub-departamentos. Por exemplo, no departamento Food & Beverage poderiam haver os sub-departamentos Bar da Piscina, Bar do Terraço, Restaurante Chinês, Restaurante Italiano, etc..

Em qualquer movimento de lançamento, alteração de ficheiro, emissão de documento ou outra operação de movimentação, será registado o nome do empregado que o efectuou, bem como a respectiva data.

Possibilidade de controlo do "ponto" dos empregados.

Ajuda de códigos em qualquer altura com a tecla F1.

Ligação a outras aplicações externas, tais como: F & B, Time-Sharing, POS, etc..

Possibilidade de criar reservas "mestre" para grupos e definir quais os departamentos e sub-departamentos que a conta do grupo aceita.

Possibilidade de criação de reservas a partir de outras existentes, evitando assim todo o trabalho de ter que inserir os dados novamente. Isto é muito útil para reservas semelhantes.

Possibilidade de, em qualquer altura, emitir um documento, contabilistico ou não, referente aos movimentos de determinada reserva.

Possibilidade de introdução dos dados dos acompanhantes do cliente em nome da qual a reserva foi efectuada, permitindo a obtenção automática da listagem para o Serviço Nacional de Estrangeiros e Fronteiras no caso destes serem estrangeiros.

Mensagens de alojamentos ocupados, bloqueados, fora de uso.

Monitorização automática do estado dos alojamentos (sujos/limpos).

Mensagens de aviso sobre o estado dos contratos de allotment, datas de release, etc..

Front-office

Procura/Consulta/Busca das fichas das reservas por número, nome ou alojamento.

Cálculo automático do preço diário de acordo com a época, tipo de alojamento, número de adultos e de crianças, tipo de refeição, mercado e extras.

Possibilidade de ter até 5 pedidos especiais por reserva.

Possibilidade de cobrança automática de 5 sub-departamentos (ex: televisão, cofre, etc.), aquando do lançamento do alojamento na conta do cliente, para que não hajam esquecimentos por parte dos recepcionistas.

Possibilidade de redireccionar os movimentos de uma reserva para outra.

Possibilidade de transferir os movimentos efectuados por uma reserva para outra.

Possibilidade de atribuição automática do alojamento.

Possibilidade de imprimir um boletim de chegada aquando do check-in do cliente para circulação interna entre as várias secções da unidade hoteleira.

Possibilidade de mudar o cliente de alojamento sem no entanto perder a respectiva conta-corrente ou ter que proceder a varias operações, ou seja, basta indicar o número do alojamento para onde o cliente se vai mudar.

Possibilidade de colocar até 4 reservas no mesmo alojamento, dividindo assim o preço do mesmo.

Possibilidade de impressão ou envio por fax (através da inserção de uma carta de fax no computador) de um boletim de confirmação da reserva.

Possibilidade de lançar movimentos por reserva ou por sub-departamento.

Possibilidade de lançamento de depósitos antecipados.

Possibilidade de facturar a totalidade do alojamento de um cliente, em qualquer altura.

Possibilidade de emissão de facturas pró-forma e outros tipos de documentos a agências/terceiros.

Possibilidade de obter duplicados de documentos emitidos.

Possibilidade de indicar que a conta (factura) de determinado hóspede deve ser efectuada de X em X dias, a qual será emitida automaticamente pela aplicação.

Possibilidade de emitir um número ilimitado de facturas sobre a conta de uma reserva. Por exemplo, pode-se obter uma factura do valor do alojamento em nome de ABC, uma factura do valor do bar em nome de XYZ, etc.

Possibilidade de em qualquer altura averiguar o preço para um determinado tipo de alojamento e a disponibilidade do mesmo para um determinado período.

Plannings

Plannings por tipos de alojamento, alojamentos, contratos de allotment, reservas + contratos de allotment.

Os plannings por tipo de alojamento mostram as quantidades vendidas e por vender.

Em todos os plannings por tipo de alojamento podem-se obter estatísticas gráficas em relação às quantidades vendidas e por vender. Estas estatísticas podem ser gravadas em ficheiro para comparação futura com outras estatísticas.

Listagens Front-office

Chegadas previstas

Saídas previstas

Hóspedes

Governanta

No-shows

Reservas canceladas

Mapa de refeições

Estatísticas oficiais para o I.N.E.

Serviço Nacional de Estrangeiros e Fronteiras

Resumos diários de vendas por departamentos, sub-departamentos, empregados, caixas, etc.

Resumos de vendas mensais, anuais ou periódicas

Valores em caixa (Dinheiro, Cheque, Visa, etc.)

Comissões de agências e de terceiros

Comparação de vendas por departamentos e sub-departamentos com períodos idênticos do ano anterior

Outras listagens relacionadas com o movimento de front-office

Estatísticas Front-office

Todas as estatísticas são mostradas em gráficos de alta resolução nos formatos: barras, pie, XY, etc.

Permite a impressão das estatísticas em qualquer tipo de impressora (agulhas, jacto de tinta e laser).

Permite a gravação das estatísticas em ficheiro no formato PCX, tornando assim possível a posterior consulta do mesmo ou a sua utilização noutras aplicações (processadores de texto, programas de apresentação, etc.).

Estatísticas de vendas por departamentos, sub-departamentos, nacionalidades, alojamentos, etc..

Comparações de estatísticas actuais com anos anteriores.

Estatísticas do cumprimento dos contratos de allotment por parte dos respectivos operadores/agências.

Documentos e C/C Terceiros

Back-office relacionado com as contas-correntes das agências e de terceiros.

Emissão de quaisquer documentos a terceiros (facturas, recibos, notas de débito, etc.).

Consulta dos extractos das contas-correntes no ecrã e/ou na impressora.

Listagem de documentos e recibos emitidos.

Mapa de IVA por documentos ou por tipo de documentos emitidos

Listagem de documentos por receber.

Listagem de antiguidades de saldos a 8, 15, 30, 45, 60, 90 e 120 dias.

Listagem de agências/terceiros cujo saldo seja superior e limite de credito estabelecido.

Central Telefónica

Módulo que permite a ligação a qualquer central telefónica com saída RS232C e que controla toda a actividade da mesma.

Lançamento automático das chamadas efectuadas a partir de alojamentos nas respectivas contas.

Gestão das chamadas (tempos e custos) efectuadas pelas várias extensões, pertencendo estas a alojamentos ou não.

Possibilidade de obtenção de listagens de chamadas efectuadas, pagas, por pagar, etc.

C/C Bancárias

Gestão de débitos, créditos e saldos de contas-correntes bancárias.

Possibilidade de criar várias contas por cada titular, até um máximo de 999 contas.

Possibilidade de obtenção dos saldos contabilisticos, cativos e disponíveis.

Possibilidade de consulta dos saldos por contas ou por titulares.

Possibilidade de conferir os movimentos lançados nas contas com os extractos enviados pelo banco, permitindo assim detectar mais facilmente erros ocorridos.

Obtenção de extractos das contas no ecrã ou na impressora.

Controlo de cheques pré-datados a receber e a pagar.

Requisitos do sistema (Monoposto)

Computador compatível IBM-PC/AT com uma configuração mínima de:

·         Sistema operativo MS-DOS 3.3 ou superior

·         2 Mb de memória RAM, disponibilizando no mínimo 570 Kb de memória baixa

·         Placa gráfica VGA ou superior

·         Drive 3,5" de alta densidade

         Disco rígido (mínimo 120 Mb livres)